domingo, 29 de agosto de 2010

A escolha do nome....

Não mais as páginas amareladas guardadas em caixas antigas. Eu não tenho nada contra páginas amareladas ou caixas antigas, ao contrário, cresci cercada de registros do passado. São tão frágeis, porém, que percebo como são necessárias formas de passar adiante minha herança de palavras. Aqui será meu sótão, meu arquivo,meu baú,minha carta.
Que nome daria a este espaço? Era preciso um nome coeso, forte, direto e tradutor da minha lavra. Em um êxtase de narcisismo, confesso, tomei o meu nome próprio como guia. Não, não foi somente por isso.... O que pode nos definir mais do que o nosso nome? Nomeação tão entranhada em nossa identidade.
Quando penso "Bárbara", não penso no sinônimo de algo extraordinário. Quando penso"Bárbara", penso na origem da palavra. Em tudo o que não era visto como civilizado, fora das normas, marginal em relação a cultura difundida, desconhecido. É inevitável aludir ao filme "Invasões Bárbaras", o qual infelizmente não assisti ainda, mas sobre o qual não consigo parar de pensar ao ler um resumo do roteiro. A relação entre pai e filho, hoje  e antes.
O que irei escrever será sobre as relações do hoje e do antes dentro da minha história, o que eu tenho de marginal, o que eu deixo me invadir quando estou dentro deste quarto vermelho.

7 comentários:

  1. Lindo o nome do blog, lindo o lay-out, lindo o texto de abertura. Lindos como a pessoa que você é. Que bom que vai voltar a escrever. Te amo. Ass: Val, a Godmother

    ResponderExcluir
  2. Que significativo ser você a inaugurar!!!! Sua benção minha Godmother,te amo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente título de blog e que combina contigo, hein! Longa vida ao Invasões Bárbaras!

    ResponderExcluir
  4. Ulha!!! Esperamos com ansiedade e agora ele saiu. As expectativas são as melhores!Vc sempre foi minha poetisa preferida! beijos no coração

    ResponderExcluir
  5. Acho sobrenome lindo, BARBABA ! Bem acho que todas as Barbaras deveriam ter um nome antes.
    Tipo : Babita, a Barbara. Depois do lançamento do site GAROTAMAIS esse com certeza será o maior suceso da net...bjs querida

    ResponderExcluir
  6. você TINHA que ter um blog...simples assim...nós agradecemos :)

    ResponderExcluir
  7. "Eu me pergunto atualmente se há democracia aqui, porque como você disse há uma maioria que não é consciente do papel de cidadão.
    Na Antiga Grécia, me corrija, os escravos não votavam, somente os cidadãos. Os alienados não são escravos?
    Não estou defendendo a negação do voto para um certo público, mas um outro nome para o sistemna político que vivemos"

    Olá bárbara, saudações veremçlhas,

    Gostaria de sugerir uma leitura crítica sobre as eleições, sobre o caráter de opressão de classes, que elea represanta, democracia para os ricos e ditadura para o povo, dentro desse processo eleiral burgês-latifundiário não existe esperança para o povo, pois eleição é uma farsa, não muda nada não, só o povo organizado será posível transformar esse mundo que está podre.

    www.anovademocracia.com.br

    Saudações!

    ResponderExcluir